11 de novembro de 2010

Médicos com diploma estrangeiros são discriminados no Brasil


Em Portugal há uma enorme carência de médicos, como no Brasil. 
Muitos médicos estão migrando para Portugal em busca de melhores salários e melhor qualidade de vida. 
O Tratado de Amizade firmado entre Brasil e Portugal assinado em 2001 é um grande avanço e um exemplo a ser seguido em época de globalização da cultura e da ciência. No BrasiL mesmo os médicos formados na Inglaterra, Espanha, Suíça e outros países de primeiro mundo  enfrentam preconceitos e  dificuldades quase intransponíveis para revalidar seus diplomas. Quanto aos médicos formados nos países da América Latina o preconceito é, ainda, mais acentuado. Para que serve o Mercosul  e os tratados culturais? 
As universidades públicas vão acabar perdendo a autonomia se continuarem prejudicando a sociedade e obstaculizando as revalidações de diplomas de médicos.
É de registrar que o tratamento dispensado aos médicos com diploma estrangeiro em nosso país fere o princípio da dignidade da pessoa humana de vez que são submetidos a avaliações adredemente preparadas com a deliberada intenção de reprová-los e, assim, obrigá-los a retornar aos bancos escolares, sob a falsa alegação de que os médicos graduados no exterior colocam em risco a saúde da população.
O Poder Judiciário e o Ministério Público devem estar atentos a essas questões em respeito aos princípios constitucionais que asseguram os valores sociais do trabalho, sem preconceitos de origem e quaisquer outras formas de discriminação, bem como, a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, a prevalência dos direitos humanos e a integração social e cultural dos povos da América Latina visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Wanda Siqueira
advogada

Nenhum comentário:

Postar um comentário