6 de agosto de 2012

Elena Kagan eleita primeira mulher para o cargo de advogada geral do governo

2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.21 Mar, 2009, 08:28

O Senado norte-americano nomeou sexta-feira Elena Kagan para o cargo de advogada da administração de Barack Obama, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo, com 61 votos a favor e 31 contra.
Kagan vai coordenar os advogados da administração de Barack Obama perante o Supremo Tribunal do país.
O cargo é visto como um trampolim para o Supremo Tribunal, uma vez que é comum o advogado do governo ser chamado a emitir um parecer antes de as decisões serem emitidas.
Kagan nunca teve um caso no Supremo, prevendo-se que isso aconteça no próximo mês, quando for discutida a viabilidade da lei federal que reforça os direitos de voto das minorias.
Ainda não se sabe quem vai representar o governo nestes casos mas, normalmente, os casos mais importantes são defendidos pelo advogado coordenador.
Decana na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, Elena Kagan foi escrivã do primeiro juiz negro do Supremo Tribunal, Thurgood Marshall, e entre 1993 e 2001 foi conselheira do então presidente norte-americano, Bill Clinton, para os assuntos de política interna.
O anúncio da nomeação de Kagan surge numa altura em que se espera que os juízes do Supremo Tribunal John Paul Stevens, 88 anos, Ruth Bader Ginsburg, 76, e David Souter, 69, se reformem durante a presidência de Obama.

NZD/MF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário