28 de agosto de 2014

Rui Barbosa

Nome literário: BARBOSA, RUI
Nome completo: OLIVEIRA, RUI BARBOSA DE
Nascimento: 5 de novembro de 1849, Salvador, Bahia
Falecimento: 1923, em Petrópolis, Rio de Janeiro




BIOGRAFIA


Rui Barbosa de Oliveira, político e jurisconsulto, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. Bacharelou-se em 1870 pela Faculdade de Direito de São Paulo. No início da carreira na Bahia, engajou-se numa campanha em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. 
Foi político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. Eleito deputado provincial, e adiante geral, atuou na elaboração da reforma eleitoral, na reforma do ensino, emancipação dos escravos, no apoio ao federalismo e na nova Constituição. 
Por divergências políticas, seu programa de reformas eleitorais que elaborou, mal pode ser iniciado, em 1891. Em 1916, designado pelo então presidente Venceslau Brás, representou o Brasil centenário de independência da Argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires sobre o conceito jurídico de neutralidade. 
O discurso causaria a ruptura definitiva da relações do Brasil com a Alemanha. Apesar disso, recusaria, três anos depois, o convite para chefiar a delegação brasileira à Conferência de Paz em Versalhes. 
Com seu enorme prestígio, Rui Barbosa candidatou-se duas vezes ao cargo de Presidente da República - nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca e 1919, contra Epitácio Pessoa - entretanto, foi derrotado em ambas, sendo o período durante a primeira candidatura o marco inicial e sua Campanha Civilista. 
Como jornalista, escreveu para diversos jornais, principalmente para A Imprensa, Jornal do Brasil e o Diário de Notícias, jornal o qual presidia. 
Sua extensa bibliografia recolhida em mais de 100 volumes, reúne artigos, discursos, conferências EE. questões políticas de toda uma vida. Sócio fundador da Academia Brasileira de Letras, sucedeu a Machado de Assis na presidência da casa. 
Sua vasta biblioteca, com mais de 50.000 títulos pertence à Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada em sua própria antiga residência no Rio de Janeiro. 
Rui Barbosa faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1923.


----------------------------


- De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
- Dilatai a fraternidade cristã, e chegareis das afeições individuais às solidariedades coletivas, da família à nação, da nação à humanidade.  (Rui Barbosa – Coletânea Literária, 211).
- Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela supertição, a realidade pelo ídolo. (Rui Barbosa – O Partido Republicanos Conservador, 61).
- A esperança é o mais tenaz dos sentimentos humanos: o náufrago, o condenado, o moribundo aferram-se-lhe convulsivamente aos últimos  rebentos ressequidos. (Rui Barbosa – A Ditadura de 1893, IV-207).
-" Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado ! " (Rui Barbosa)
- O homem, reconciliando-se com a fé, que se lhe esmorecia, sente-se ajoelhado ao céu no fundo misterioso de si mesmo. (Rui Barbosa – A Grande Guerra, 12).
- O escritor curto em idéias e fatos será, naturalmente, um autor de idéias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá  esperar senão breves análises  e chochas tolices. (Rui Barbosa – A Imprensa e o Dever da Verdade, 9).
- Em cada processo, com o escritor, comparece a juízo a própria liberdade. (Rui Barbosa – A Imprensa, III, 111).
- Se os fracos não tem a força das armas, que se armem com a força do seu direito, com a afirmação do seu direito, entregando-se por ele a todos os sacrifícios necessários para que o mundo não lhes desconheça o caráter de entidades dignas de existência na comunhão internacional. (Rui Barbosa – A Revogação da Neutralidade Brasileira, 33).
- A existência do elemento  servil é a maior  das abominações. (Rui Barbosa – Coletânea  Literária, 28).
- Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro. (Rui Barbosa – Colunas de Fogo, 79).
- Na paz ou na  guerra, portanto, nada coloca o exército acima da nação, nada lhe confere o privilégio de governar. (Rui Barbosa – Contra o militarismo, 1.° série, 131)..
- O espírito da fidelidade e da honra vela constantemente, como a estrela da manhã da tarde, sobre essas regiões onde a força e o desinteresse, o patriotismo e a bravura, a tradição e a confiança assentaram o seu reservatório sagrado. (Rui Barbosa – Disc. E Conf., 226).
- Um povo cuja fé se petrificou, é um povo cuja liberdade se perdeu. (Rui Barbosa – Disc. E Conf., 263).
- A soberania da força não pode ter limites senão na força. (Rui Barbosa – Disc. E Conf., 377).
- O exército não é um órgão da soberania, nem um poder. É o grande instrumento da lei e do governo na defesa nacional. (Rui Barbosa – Ditadura e República, 138).
- Nenhum povo que se governe, toleraria a substituição da soberania  nacional pela soberania da espada. (Rui Barbosa – Ditadura e República, 143).
- Embora acabe eu, a minha fé não acabará; porque é a fé na verdade, que se libra acima dos interesses caducos, a fé invencível. (Rui Barbosa – Elogios e Orações, 161).
- Os que ousam ser leais à sua fé, são cobertos até de ridículo. (Rui Barbosa – Novos Disc. E Conf., 194).
- A espada não é a ordem, mas a opressão; não é a tranqüilidade, mas o terror, não é a disciplina, mas a anarquia não é a moralidade, mas a corrupção, não é a economia mas a bancarrota. (Rui Barbosa – Novos Discursos e Conferências, 317).
- Outrora se amilhavam asnos, porcos e galinhas. Hoje em dia há galinheiros, pocilgas e estrebarias oficiais, onde se amilham escritores. (Rui Barbosa e dever da Verdade, 23).
- A mesma natureza humana, propensa sempre a cativar os subservientes, nos ensina a defender-nos contra os ambiciosos.
(Rui Barbosa - D. e conferências, 382)
- A acusação é sempre um infortúnio enquanto não verificada pela prova.
(Rui Barbosa - Novos discursos e confissões, 112)
- Criaturas que nasceram para ser devoradas, não aprendem a deixar-se devorar.
(Rui Barbosa - Elogios e orações, 262)
- Não há outro meio de atalhar o arbítrio, senão dar contornos definidos e inequívocos à condição que o limita.
(Rui Barbosa - Coletânea jurídica, 35)
- Sem o senso moral, a audácia é a alavanca das grandes aventuras.
(Rui Barbosa - Colunas de Fogo, 65)
- Quanto maior o bem , maior o mal que da sua inversão procede.
(Rui Barbosa - A Imprensa e o Dever Da Verdade)
- É preciso ser forte e conseqüente no bem, para não o ver degenerar em males inesperados.
(Rui Barbosa - Ditadura e República, 45)
- Só o bem neste mundo é durável, e o bem, politicamente, é todo justiça e liberdade, formas soberanas da autoridade e do direito, da inteligência e do progresso.
(Rui Barbosa - O Partido Republicano Conservador, 46)
- A eleição indireta tem por base o pressuposto de que o povo é incapaz de escolher acertadamente os deputados.
(Rui Barbosa - Discursos e Conferências)
- No culto dos grandes homens não pode entrar a adulação.
(Rui Barbosa - E. Eleitoral aos E. de Bahia e Minas, 120)
- O ensino, como a justiça, como a administração, prospera e vive muito mais realmente da verdade e moralidade, com que se pratica, do que das grandes inovações e belas reformas que se lhe consagrem.


(Rui Barbosa - Plataforma de 1910, 37)

22 de agosto de 2014

Clóvis Beviláqua

4 de novembro de 1859, Viçosa, Ceará (Brasil)
26 de julho de 1944, Rio de Janeiro, RJ (Brasil)


Renovador do direito brasileiro, Clóvis Beviláqua era filho do padre José Beviláqua, vigário de Viçosa, localidade em que a família Beviláqua estava radicada desde o século 18, quando da vinda do avô, italiano, Angelo Bevilaqua.


Humanista de formação mais literária e filosófica do que jurídica, Clóvis desenvolveu a princípio atividade jornalística, tanto em Fortaleza como no Rio de Janeiro. Em 1878 ingressou na Faculdade de Direito do Recife, onde se familiarizou com o pensamento de Littré e onde foi discípulo de Tobias Barreto. Só então, fortemente influenciado pelo mestre e pelo empirismo evolucionista alemão, voltou-se para o estudo do direito e publicou seus primeiros ensaios sobre filosofia e direito comparado.


O direito civil brasileiro era dominado ainda pelo escolasticismo das Ordenações afonsinas, velhas de séculos e que mesmo Portugal repudiara em 1867. Clóvis insurgiu-se contra essa legislação obsoleta e esclerosada, fazendo-se porta-voz das novas ideias, de von Ihering e da escola histórica de Savigny.


Formado em 1882, desempenhou vários cargos públicos, sobretudo na magistratura. Foi bibliotecário e professor catedrático de filosofia e de legislação comparada da sua antiga faculdade, de que se faria, mais tarde, o historiador.


Foi consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores entre 1906 e 1934 e membro da Corte Permanente de Arbitragem. Deputado à Assembléia Constituinte do Ceará (1891), colaborou ativamente na elaboração da constituição estadual. 


Projeto do Código Civil
Assim, ao receber, em 1898, o convite de Epitácio Pessoa, ministro da Justiça do governo Campos Salles, para preparar o Projeto de Código Civil Brasileiro, já era um mestre do direito e não um desconhecido, como afirmou, à época, Rui Barbosa.


O Projeto seria o coroamento de uma brilhante carreira. Concluído em seis meses e encaminhado ao congresso, deu origem a memorável polêmica entre Rui Barbosa e Ernesto Carneiro Ribeiro. 


Quanto ao próprio Clóvis Beviláqua, homem de sobriedade e modéstia exemplares, só defendeu seu trabalho em 1906 e só veio a opinar sobre o código dez anos mais tarde, na época em que foi sancionado pelo presidente Wenceslau Brás.


O Projeto não era obra original, mas representava uma inteligente sedimentação de soluções brasileiras e estrangeiras num diploma simples, coerente e sistemático. Foi saudado pela crítica nacional e internacional como um modelo de clareza e boa técnica.


A doutrina de Beviláqua era a do seu tempo, de liberalismo político e econômico, mas já com certo sentido social. Ao regular, por exemplo, a locação de serviços, mostrou a conveniência de vir o direito do trabalho a constituir matéria de lei especial. No campo do direito de família, admitiu o reconhecimento dos filhos ilegítimos e a investigação de paternidade. 


Clóvis Beviláqua deixou vasta obra e pertenceu a numerosas instituições culturais do Brasil e do exterior. Foi presidente honorário da Ordem dos Advogados Brasileiros e professor honoris causa de várias faculdades de direito, inclusive a de Buenos Aires.

11 de agosto de 2014

Dia do advogado - 11 de agosto

Pode existir missão mais cármica que a do advogado? Talvez a missão dos médicos, dos enfermeiros e, sem dúvida alguma, a missão dos médiuns! Esses, normalmente, são pessoas humildes materialmente e ricas espiritualmente. Chego a pensar  que somos purificadores de carmas como os médiuns. Lamentavelmente alguns juízes para quem  encaminhamos nosso trabalho e alguns clientes muitas vezes são espíritos ainda em desenvolvimento, que aqui reencarnaram para se aperfeiçoar e por alguma razão retardam essa aprendizagem. Precisamos estar fortalecidos espiritualmente para não guardar mágoas e decepções. Sem dúvida, a tarefa é árdua e exige perseverança. O importante é continuarmos fazendo a nossa parte com a consciência tranquila do dever cumprido e com a certeza de que Deus há de nos amparar sempre em nossas dificuldades terrenas. Existem juízes e advogados quase santos, Santo Ivo foi um deles. Já assisti julgamentos em que juízes e advogados bons são incompreendidos (sobram olhares de indiferença e palavras hostis). Dói muito vivenciar essas situações praticadas por profissionais da carreira jurídica que deveriam estar comprometidos com o Código de Ética de suas profissões. É preciso perdoá - los, mas não é tarefa fácil! Mas dói ainda mais sentir a ingratidão de alguns clientes que quando ganham as ações exclamam: Que excelente Juiz! E quando perdem pensam e até exclamam: Que péssimo advogado! Conforta saber que os bons advogados nos momentos de grande perigo e aflição são sempre protegidos para que sua fé seja revigorada e também para que possam dar continuidade aos projetos que iniciaram em busca da aproximação entre o  Direito e a Justiça. É como penso!


***


Mensagem aos Advogados

Os escritórios de advocacia sempre foram e continuarão sendo o lugar de escuta para os injustiçados. Aproximar o Direito da Justiça cada vez mais tem sido uma árdua tarefa  para nossa classe. Que fazer? Não desistir ou renunciar de nossas prerrogativas conquistadas com muita luta pelos advogados que nos precederam ao longo das décadas. É a única saída honrosa. Não deixar que nos amordacem e calem a nossa voz é uma questão de honra. Não deixar que o frio computador decida a vida de nossos clientes é mais que um dever, é uma imposição de nossa consciência. Sustentar oralmente nos tribunais, falar com os Juízes pessoal e reservadamente sempre que necessário, não permitir que entre o advogado e o juiz alguém tente calar a voz ou suprimir direito dos cidadãos também é uma questão de honra. Exigir que a OAB somente mantenha em nossos quadros advogados  íntegros, probos e éticos e que o CNJ proceda da mesma forma, somente mantendo no Poder Judiciário juízes íntegros, pobros  e éticos é muito mais que uma questão de honra, é uma questão de nobreza, de caráter e dignidade. Juízes e advogados sempre representaram ao longo dos séculos a esperança de um mundo melhor e mais justo. Esses profissionais estão e sempre estarão ligados, queiram ou não, para aproximar a Justiça Humana da Justiça Divina. 

Concluo dizendo que precisamos o reconhecimento de nosso valor perante a sociedade e que cada cidadão valorize seu advogado porque sem advogado não há justiça, a máquina do Poder judiciário ficaria paralisada sem a nossa presença diária e incansável em seus balcões e tribunais. Há que lembrar que os processos não são apenas papéis ou petições eletrônicas. Os processo têm vida, pulsam e as partes acreditam na Justiça. Nosso papel é fazer despertar no Juiz o sentimento de justiça porque sentença vem de 'sentire' e esse sentimento é que deve ser buscado sempre e cada vez mais para não perdermos a fé na Justiça.

Parabéns pelo Dia do Advogado!
Lembre sempre que  sem os advogados o mundo seria infinitamente mais injusto  e cruel. Valorizemo-nos e respeitemo-nos!

Wanda Siqueira
advogada


6 de agosto de 2014

Cícero um advogado bem sucedido

Cicero é percebido geralmente para ser uma das mentes as mais versáteis de Roma antiga. Introduziu o Romans às escolas principais de Filosofia grega e criado um vocabulário filosófico Latin, distinguindo-se himself como a lingüista, tradutor, e filósofo. Um orator impressive e um advogado bem sucedido, Cicero pensaram provavelmente de sua carreira política sua realização mais importante. Hoje, é apreciado primeiramente para seus humanism e escritas filosóficas e políticas. Sua correspondência voluminous, muita dela dirigiu-se a seu amigo Atticus, foi especialmente influential, introduzindo a arte da letra refinada escrever à cultura européia. Cornelius Nepos, BC o biographer 1st-century de Atticus, observado que as letras de Cicero a Atticus contiveram tal riqueza do detalhe “a respeito das inclinações de homens principais, das falhas dos generais, e das voltas no governo” que seu leitor mandou pouco necessitar para uma história do período.


Durante a última metade chaotic do primeiro século BC, marcada perto guerras civis e o dictatorship de Gaius Julius Caesar, Cicero championed um retorno ao tradicional republicano governo. Entretanto, sua carreira como um statesman foi marcada por inconsistências e por uma tendência deslocar sua posição em resposta às mudanças no clima político. Seu indecision pode ser atribuído a sua personalidade sensível e impressionable; era prone ao overreaction na cara da mudança política e confidencial. “Que tinha podido resistir a prosperidade com self-control mais grande e o adversity com mais fortitude!” escreveu C. Asinius Pollio, um statesman e um historian Roman contemporary.


Infância e família


Cicero foi carregado Janeiro 3, 106 BC, dentro Arpinum (moderno-dia Arpino), uma cidade do monte 100 quilômetros (70 milhas) de sul de Roma. O Arpinians recebeu o citizenship Roman em 188 BC, mas tinha-o começado falar o Latin melhor que o seu nativo Volscian antes que estiverem enfranchised pelo Romans. O assimilation de comunidades italianas próximas na sociedade Roman, que ocorreu durante os segundos e primeiros séculos, fêz o futuro de Cicero como um statesman, um orator e um escritor Roman possíveis. Embora um mestre grande do rhetoric e da composição Latin, Cicero não fosse “Roman” no sentido tradicional; era completamente self-conscious deste para sua vida inteira.


Durante este período na história Roman, se um devesse ser considerado “cultivado”, era necessário fala o Latin e o grego. A classe superior Roman preferiu frequentemente o grego ao Latin na correspondência confidencial, reconhecendo suas expressões mais refinadas e mais precisas, e seus subtlety e nuance mais grandes. O conhecimento sobre a cultura e a literatura gregas era extremamente influential para a sociedade Roman upper-class. Ao cruzar-se Rubicon em 49 B.C., em um dos eventos os mais simbólicos e os mais infamous na história Roman, Caesar é dito ter citado o playwright Athenian Menander. O grego foi ensinado já em Arpinum antes que a cidade estêve aliada com a Roma, que fêz o assimilation na sociedade Roman relativamente sem emenda para o elite local. Cicero, como a maioria de seus comtemporâneos, foi educado também nos ensinos dos rhetoricians do grego antigo, e a maioria de professores proeminentes do oratory do tempo eram eles mesmos gregos. Cicero usou seu conhecimento do grego traduzir muitos dos conceitos teóricos da filosofia grega no Latin, assim traduzindo os trabalhos filosóficos gregos para uma audiência maior. Era assim diligent em seus estudos da cultura e da língua gregas como uma juventude que estêve chamado jokingly “o menino grego pequeno” por seus família e amigos provinciais. Mas era precisamente este obsession que o amarrou ao elite Roman tradicional.


A família de Cicero pertenceu ao gentry local, nobiles do domi, mas não teve nenhum laço familial com Classe senatorial Roman. Cicero foi relacionado somente distante a uma pessoa notável carregada em Arpinium, Gaius Marius. Marius conduziu ao populares faction durante a guerra civil de encontro ao optimates de Sulla de Lucius Cornelius no 80s BC. Cicero recebeu pouco benefício político desta conexão. No fato, pode hindered seus alvos políticos, como o faction de Marian foi derrotado finalmente e qualquer um conectado ao regime de Marian foi visto como um troublemaker potencial.


O pai de Cicero era a bem-à- equestrian (knight) com conexões boas em Roma. Embora era um semi-inválido quem não poderia incorporar a vida pública, compensou este estudando extensivamente. Embora pouco fosse sabido sobre a mãe de Cicero, Helvia, era comum para as esposas de cidadãos Roman importantes ser responsável para a gerência da casa. O irmão Quintus de Cicero escreveu em uma letra que era um housewife thrifty.


Cicero cognome, o sobrenome pessoal, é Latin para grão-de-bico. Romans escolheu frequentemente sobrenomes pessoais da para baixo-à-terra. Plutarch explica que o nome estêve dado originalmente a um dos antepassados de Cicero que tiveram um cleft na ponta de seu nariz que se assemelha a um grão-de-bico. Plutarch adiciona que Cicero estêve incitado mudar este nome deprecatory quando incorporou a política, mas recusou, dig que faria Cicero mais glorious do que Scaurus (“Inchado-ankled”) e Catulus (“Filhote de cachorro”).




Estudos


De acordo com Plutarch, Cicero era um estudante extremamente talented, cuja atenção atraída de aprendizagem toda do excesso Roma, tendo recursos para o a oportunidade de estudar abaixo a lei Roman Quintus Mucius Scaevola. Na mesma maneira, anos mais tarde, um jovem Marcus Caelius Rufus e outros advogados novos estudariam sob Cicero; uma associação da sorte foi considerada uma honra grande ao professor e ao aluno. Teve também a sustentação de patrons da sua família, Marcus Aemilius Scaurus e Lucius Licinius Crassus. O último era um modelo a Cicero como um orator e como um statesman.


Os estudantes do companheiro de Cicero com Scaevola eram menor de Gaius Marius, Servius Sulpicius Rufus (quem assentaram bem em um advogado famoso, um do poucos quem Cicero considerou superior a himself em matérias legais), e Titus Pomponius. Os últimos dois transformaram-se amigos de Cicero para a vida, e Pomponius (quem recebeu o cognome “Atticus” para his philhellenism) tornar-se-iam a sustentação emocional principal e o conselheiro de Cicero. “Você é-me um segundo irmão, “altera o ego” quem eu posso dizer a tudo,” a Cicero escreveu em uma de suas letras a Atticus.


Em sua juventude, Cicero tentou sua mão na poesia, embora seus interesses principais colocassem em outra parte. Seus trabalhos poéticos incluem traduções de Homer e Phaenomena de Aratus, que influenciou mais tarde Virgil para usar esse poema no Georgics.


Nos 90's atrasados e nos 80's adiantados BC Cicero caiu no amor com filosofia, que era ter um papel grande em sua vida. Eventualmente introduziria a filosofia grega ao Romans e criaria um vocabulário filosófico para ele no Latin. O primeiro filósofo que se encontrou com era Epicurean filósofo Phaedrus, quando visitava Roma ca. 91 BC. Seu estudante do companheiro em Scaevola, Titus Pomponius, acompanhado lhe. Titus Pomponius (Atticus), ao contrário de Cicero, remanesceria um Epicurean para o descanso de sua vida.


Em 87 BC, Philo de Larissa, a cabeça do Academy isso foi fundado perto Plato em Atenas aproximadamente 300 anos mais adiantado, chegado em Roma. Cicero, “inspirou por um zeal extraordinário para a filosofia”,sentado entusiàstica em seus pés e filosofia de Plato absorvido, Plato de chamada uniforme seu deus. Seriousness moral e político de a maioria de Plato admirado, mas respeitou também sua largura da imaginação. Teoria de Cicero Plato nonetheless rejeitado das idéias.


Logo depois disso, Cicero encontrado com Diodotus, um exponente de Stoicism. Stoicism tinha sido introduzido já à sociedade Roman durante a geração precedente, e manteve a apelação popular entre o Romans. Cicero não aceitou completamente a filosofia austere dos stoicism, mas adotou um stoicism modificado prevalent durante o tempo. Diodotus o Stoic transformou-se protégé de Cicero e viveu-se em sua casa até sua morte. Diodotus demonstrou verdadeiramente uma atitude de Stoic quando continuou a estudar e ensinar apesar de perder sua vista.




Serviço público


Carreira adiantada


O sonho da infância de Cicero era “sempre ser o mais melhor e distante para excel o outro,” uma linha feita exame de Homer Iliad. Cicero perseguido dignitas (posição) e auctoritas (autoridade), symbolized pelo roxo-limitado praetexta do toga e o Roman lictors haste. Havia apenas um trajeto a estes: serviço civil público ao longo das etapas de Honorum de Cursus. Entretanto, em 90 BC era demasiado novo aplicar-se a alguns dos escritórios de Honorum de Cursus exceto para adquirir a experiência preliminar na guerra que uma carreira no serviço civil exijiu. Em 90 BC-88 BC, Cicero serviu a ambos Gnaeus Pompeius Strabo e Sulla de Lucius Cornelius como fizeram campanha no Guerra social, embora não teve nenhum gosto para a vida militar. Cicero era primeiro e foremost um intelectual. Diversos anos mais tarde escreveria a seu amigo, Titus Pomponius Atticus quem coletava as estátuas de mármore para villas de Cicero: "Por que você emite-me uma estátua de Marte? Você sabe que eu sou um pacifist!"


Cicero começou sua carreira como um advogado em torno de 83-81 BC. Seu primeiro caso principal de que um registro escrito é ainda extant era sua BC defesa 80 de Sextus Roscius na carga de parricide. Fazer exame deste caso era um movimento courageous para Cicero; parricide e matricide foram considerados crimes appalling, e os povos quem Cicero acusa do assassinato - ser o mais notorious Chrysogonus - eram os favoritos do Sulla. Neste tempo seria fácil para Sulla para ter Cicero assassinado, como Cicero foi sabido mal nas cortes Roman.


Seus argumentos foram divididos em três porções: no primeiro, defendeu Roscius e tentado provar não cometeu o assassinato; no segundo, atacou aqueles que cometeram provavelmente o crime - um que é um parente de Roscius - e indicado como o crime os beneficiou mais do que Roscius; no third, atacou Chrysogonus, indicando que pai de Roscius estêve assassinado para obter sua propriedade em um preço barato. Na força deste caso, Roscius acquitted.


A defesa bem sucedida de Cicero era um desafio indireto ao ditador Sulla. Em 79 BC, Cicero saiu para Greece, Menor de Ásia e Rhodes, talvez devido ao wrath potencial do Sulla. Acompanhando o eram seu irmão Quintus, seu primo Lucius, e provavelmente Servius Sulpicius Rufus.


Cicero viajou a Atenas, onde se encontrou com outra vez Atticus, que tinha fujido Italy guerra-rasgado a Atenas nos 80's. Atticus tinha assentado bem em um cidadão honorary de Atenas e em Cicero introduzido a alguns Athenians significativos. Em Atenas, Cicero visitou os locais sacred dos filósofos. O mais importante deles era Academy de Plato, onde conversou com a cabeça atual do Academy, Antiochus. Porque o stance filosófico de Cicero era muito similar àquele do Academy novo como representado perto Philo de Larissa, sentiu que Antiochus tinha movido demasiado faraway de seu predecessor. Foi iniciado também no Mistérios de Eleusinian, que fêz uma impressão forte nele, e consultou o oracle em Delphi. Mas primeiro e foremost consultou diferente rhetoricians a fim aprender um estilo mais menos esgotando do discurso. Seu instrutor principal era rhetorician Apollonius Molon de Rhodes. Instruiu Cicero na garganta) em um formulário mais expansive e mais menos mais intenso (e mais menos árduo do oratory que definisse o estilo individual de Cicero nos anos para vir.


Entrada na política


Depois que seu retorno a Roma, reputação de Cicero se levantou muito rapidamente, ajudando a sua elevação ao escritório como a quaestor em 75 BC (a etapa seguinte no honorum do cursus). Quaestors, 20 de quem foram elegidas anualmente, tratadas da administração financeira em Roma ou ajudadas em matérias financeiras como o propraetor ou do proconsul (ambos os reguladores) em uma das províncias de Roma. Cicero servido como o quaestor em ocidental Sicília em 75 BC e honesty e integridade demonstrados em suas transações com os habitantes. Em conseqüência, o Sicilians grato transformou-se his clientes, e foi pedido por eles para prosecute Gaius Verres, um regulador de Sicília, que pilhasse mal Sicília.


Durante sua estada em Sicília descobriu, escondido pelos arbustos e pelo undergrowth grossos, o túmulo de Archimedes de Siracusa, cujo no gravestone estava a descoberta do favorito de Archimedes carved dentro geometria: que relação do volume de a esfera a isso da circular direita a menor cilindro em quais cabe é 2:3.


O prosecution de Gaius Verres em 70 BC era um sucesso forensic grande para Cicero. O conselho de defesa de Verres era o advogado o mais grande e o orator de Roma naqueles dias, Quintus Hortensius. Verres convicted, e fujiu no exile. Em cima da conclusão deste caso, Cicero veio ser considerado o orator o mais grande em Roma, surpassing Hortensius. As relações entre Hortensius e Cicero remanesceram amigáveis apesar deste rivalry.


O Oratory foi considerado uma arte grande em Roma antiga e em uma ferramenta importante para disseminating o conhecimento e promover-se oneself nas eleições. O Oratory era importante porque havia somente um “jornal” em Roma, criada em 130 BC, Acta Diurna (Definições diárias), que foi publicado pelo Senate e de circulação limitada.


Apesar de seu sucesso grande como um advogado, Cicero faltou o ancestry respeitável: não era nenhum nobre nem patrician. Um hindrance mais adicional era que o último memorable “homem novo” para ter sido elegido consulate sem antepassados consular tinham sido polìtica o radical e os militar inovativos Gaius Marius - um parente distante de Cicero que viesse também de Arpinum.


Cicero cresceu acima em um momento do unrest e da guerra civis. Sulla' a vitória de s no primeira de muitas guerras civis conduziu a uma estrutura constitutional nova que undermined libertas (liberdade), o valor fundamental da república Roman. Nonetheless, as reformas do Sulla strengthened a posição do equestrian classifique, contribuindo ao poder político crescente dessa classe. Cicero era um italiano eques e a homo do novus, mas mais importante era um constitutionalist, significando ele não desejou tom o partido do populares o faction e embark em uma campanha da reforma “seditious”. Suas classe social e lealdade à república asseguraram-no “comandariam a sustentação e a confiança dos povos as well as as classes médias italianas.” Esta apelação undercut por sua falta da posição social e de uma base de confiança e viable do poder, como equites, sua base preliminar da sustentação, não prendeu muito poder. optimates o faction aceitou nunca verdadeiramente Cicero, apesar de seus talents e visão proeminentes para a segurança da república. Isto undermined seus esforços reformar a república ao preservar o constitution. Não obstante, podia ascend com sucesso o Roman honorum do cursus, prendendo cada magistracy ou perto da idade possível a mais nova: quaestor em 75 (idade 31), curule aedile em 69 (idade 37), praetor em 66 (idade 40), e finalmente em cônsul na idade 43.




Cônsul


Cicero foi elegido Cônsul por o ano 63 BC, derrotando o candidato patrician Lucius Sergius Catiline. Durante seu ano no escritório thwarted um conspiracy para overthrow República Roman, conduzido perto Catiline. Cicero obteve a Senatus Consultum de Re Publica Defendenda (uma declaração de lei martial, chamado também Senatus Consultum Ultimum), e ele dirigiu Catiline da cidade com quatro discursos vehement que vieram ser sabidos como Orations de Catiline. Sympathizers senatorial de seus seguidores os debaucheries de Catiline alistado dos Orations e, e de Catiline denounced como o roguish e devedores dissolute, aderindo-se a Catiline como uma esperança final e desesperada. Cicero exijiu Catiline e seus seguidores sair da cidade. Na conclusão de seu primeiro discurso, Catiline estourou do Temple do estator de Jupiter, onde o Senate se tinha reunido, e feito sua maneira a Etruria. Em seus discursos seguindo Cicero não se dirigiu diretamente a Catiline mas dirigiu-se preferivelmente ao Senate. Por estes discursos Cicero quis preparar o Senate para o caso possível o mais mau; entregou também mais evidência de encontro a Catiline.


Catiline fujiu e de trás esquerdo seus seguidores para começar a volta de dentro quando Catiline assaltou a cidade com um exército recrutado de entre Sulla' veterans de s dentro Etruria. Muitos fazendeiros peasant que foram submeteridos pelo débito também suportaram Catiline no campo. Estes cinco partidos tinham tentado envolver Allobroges, um tribe de Transalpine Gaul, em seu lote, mas em Cicero, trabalhando com o Gauls, podia apreender as letras que incriminated os cinco conspirators e forçadas lhes para confess seus crimes na frente do Senate.


O Senate deliberou então em cima da punição dos conspirators. Porque era o corpo consultivo dominante ao vário legislativo conjuntos melhor que a judicial o corpo, lá era limites a seu poder; entretanto, a lei martial era de fato, e temeu-se que a apreensão da casa ou o exile simples - as opções padrão - não removeriam a ameaça ao estado. Início em a maioria no Senate falou para “a penalidade extrema”; muitos foram balançados então perto Julius Caesar, que decried o precedent ajustar-se-ia e discutido no favor do aprisionamento da vida em várias cidades italianas. Cato levantou-se então na defesa do penalidade de morte e todo o Senate concordou finalmente com a matéria. Cicero teve os conspirators feitos exame ao Tullianum, a prisão Roman notorious, onde foram estrangulados. Cicero ele mesmo acompanhou o cônsul anterior Publius Cornelius Lentulus Sura, um dos conspirators, ao Tullianum. Depois que as execuções tinham sido realizadas, Cicero anunciou as mortes pela expressão formulaic Vixerunt (“viveram,” que foi significado ward fora da fortuna doente evitando o mention direto da morte).


Cicero recebeu o honorífico “Pater Patriae“para seus esforços suprimir o conspiracy, mas vivido depois disso no medo da experimentação ou no exile para ter posto os cidadãos Roman à morte sem experimentação. Recebeu também o primeiro público que thanksgiving para uma realização civic; esta tinha sido previamente uma honra puramente militar. Cicero quatro Orations de Catiline remanescem os exemplos proeminentes de seu estilo rhetorical.


Guerra civil


Exile e retorno


Em 61 BC Julius Caesar Cicero convidado a ser o quarto membro de sua parceria existente com Pompey e Marcus Licinius Crassus, um conjunto que fosse chamado eventualmente Primeiro Triumvirate. Cicero recusou o invitation porque suspeitou que undermine a república.


Em 58 BC Publius Clodius Pulcher, tribune dos plebs, introduzido um exile ameaçando da lei a qualquer um que executou um cidadão Roman sem uma experimentação. Cicero, executando membros do conspiracy de Catiline quatro anos antes sem experimentação formal, e tendo um público cair-para fora com Clodius, era claramente o alvo pretendido da lei. Cicero discutiu que ultimum do consultum do senatus indemnified lhe da punição, e do ele tentou ganhar a sustentação dos senators e dos cônsules, especialmente de Pompey. Quando a ajuda não era forthcoming, entrou no exile. Chegou em Thessalonica, Greece maio em 23, 58 BC. O dia Cicero Italy esquerdo, Clodius propôs uma outra conta que proibisse Cicero que se aproxima dentro de 400 milhas de Italy e confiscated sua propriedade. A conta foi passada forthwith, e villa de Cicero no Palatine foi destruído por supporters de Clodius', como estavam seus villas dentro Tusculum e Formiae.


O exile de Cicero fêz com que caísse no depression. Escreveu a Atticus: “Seus pleas impediram-me do suicide cometendo. Mas que há viver para? Não me responsabilize queixando-se. Meus afflictions surpass alguns que você se ouça sempre de mais cedo ". Em uma outra letra a Atticus, Cicero sugeriu que o Senate era jealous dele, e este era porque declinaram o recordar do exile. Em uma letra mais atrasada a seu irmão Quintus, nomeou diversos fatores que acreditou contribuído a seu exile: “o defection de Pompey, a hostilidade dos senators e juizes, o timidity dos equestrians, as faixas armadas de Clodius.” Atticus pediu 25.000 sestertii para a causa de Cicero e, com esposa de Cicero Terentia, tentado recordá-lo do exile.


Cicero retornou do exile agosto em 5, 57 BC, e aterrou dentro Brundisium (moderno Brindisi). Foi cumprimentado por uma multidão cheering, e, a seu prazer, por sua filha beloved Tullia. Elated, retornou a Roma, aonde alguma hora mais tarde o Senate passado uma definição que restaura sua propriedade e requisitou reparations para ser pagado pelos danos feitos a ele.


Durante os 50's BC Cicero suportou Milo, que era naquele tempo oponente principal de Clodius. Clodius extraiu tipicamente sua sustentação política dos mobs armados e da violência política, e slain por Milo gladiators no Através de Appia em 52 BC. Os parentes de Clodius trouxeram cargas de assassinato de encontro ao Milo, que apelou a Cicero para o advocacy. Cicero fêz exame do caso, e de seu discurso Milone Pro veio ser considerada por algum como seu masterpiece coroar.


Em Milone Pro, Cicero discutiu que o Milo não teve nenhuma razão matar Clodius - certamente, Cicero proposto, Milo teve tudo a ganhar de Clodius que está vivo. Além disso, afirmou que o Milo não esperou encontrar Clodius no através de Appia. O prosecution indicou que os poucos testemunhas vivendo ao assassinato eram escravos do Milo, e aquele subseqüentemente livrando os, Milo não tinha assegurado cìnicamente nenhuma testemunha testify de encontro a ele. Embora Cicero sugeriu que a defesa valiant dos escravos do Milo era causa bastante para seu emancipation, perdeu finalmente a caixa. Após a experimentação, o Milo entrou no exile e continuou a viver dentro Massilia até que retornar para agitar acima do problema no Guerra civil.


O esforço no meio Pompey e Julius Caesar cresceu mais intenso dentro 50 BC. Cicero, forçado rather a escolher lados, escolheu favorecer Pompey, mas ao mesmo tempo evitou prudently abertamente de alienating Caesar. Quando Caesar invadiu Italy dentro 49 BC, Cicero fujiu Roma. Caesar, procurando o legitimacy que o endosso por um senator sênior forneceria, cortejou o favor de Cicero, mas nivela-o assim que Cicero deslizado fora de Italy e em junho viajou a Dyrrachium (Epidamnos), Illyria, onde a equipe de funcionários de Pompey situated. Cicero viajou com as forças de Pompeian a Pharsalus em 48 BC, embora perdia rapidamente a fé no competence e no righteousness do lote de Pompeian. Discutiu com os muitos dos comandantes, including um filho de Pompey ele mesmo. Eventualmente, provocou mesmo a hostilidade de seu senator do companheiro Cato, que lhe disse que seria de mais uso à causa do optimates se permanecer em Roma. Em próprias palavras de Cicero: “Eu vim lamentar minha ação em juntar o exército do optimates não tanto para o risco de minha própria segurança quanto para à situação appalling que me confrontou na chegada. Para começar com, nossas forças eram demasiado pequenas e tinham o morale pobre. Secondly, à excecpção do comandante-chefe e de um punhado de outro, todos era greedy lucrar com a guerra própria e sua conversação era assim bloodthirsty que eu shuddered no prospeto da vitória. Em uma palavra tudo era errado exceto a causa que nós lutávamos por. “Após a vitória de Caesar em Pharsalus, Cicero retornou a Roma somente muito cautelosamente. Caesar pardoned o e Cicero tentados ajustar à situação e manter seu trabalho político, esperando que Caesar pudesse revive a república e suas instituições.


Em uma letra a Varro em c. Abril 20, 46 BC, Cicero esboçou sua estratégia sob o dictatorship de Caesar: “Eu recomendo-o fazer o que eu estou recomendando eu mesmo - evito de ser visto mesmo se nós não pudermos evitar de ser falado aproximadamente. Se nossas vozes forem ouvidas já não no Senate e no Forum, nos deixarem siga o exemplo dos sages antigos e sirva a nosso país com nossas escritas que concentram em perguntas de éticas e lei constitutional".




Oposição à marca Antony, e morte


Cicero foi feito exame completamente pela surpresa quando Liberatores Caesar assassinated no ides de março, 44 BC. Cicero não foi incluído no conspiracy, mesmo que os conspirators fossem certos de seu sympathy. Marcus Junius Brutus nome de Cicero chamado, pedindo que “restaure a república” quando levantou bloodstained o dagger após o assassination. Uma letra Cicero escreveu em fevereiro 43 BC a Trebonius, um dos conspirators, começou, “como eu poderia desejar que você me tinha convidado a esse banquet o mais glorious no Ides de março"!Cicero transformou-se um líder popular durante o período da instabilidade que segue o assassination. Não teve nenhum respeito para Marque Antony, que estava planejando fazer exame da vingança em cima dos murderers de Caesar. Na troca para o amnesty para os assassinos, arranjou para que o Senate concorde não outlaw Caesar como um tyrant, que permitisse que o Caesarians tivesse a sustentação lawful.


Cicero e Antony transformaram-se então os dois homens principais em Roma; Cicero como o spokesman para o Senate e o Antony como o cônsul, o líder do faction Caesarian, e o executor unofficial do público de Caesar. Os dois homens tinham estado nunca em termos amigáveis e seu relacionamento worsened após Cicero fêz-lhe o espaço livre que sentiu Antony fazer exame de liberdades unfair em interpretar desejos e intenções de Caesar. Quando Octavian, O heir de Caesar e o filho adotado, chegados em Italy em abril, Cicero deram forma a uma planta para jogá-lo de encontro a Antony. Em setembro começou a atacar Antony em uma série dos discursos que se chamou Philippics, na honra de sua inspiração - Demosthenes. Elogiando Octavian aos céus, etiquetou-o “uma criança deus-emitida” e dito que o homem novo desejou somente a honra e não fêz o mesmo erro que seu pai adoptive. Entrementes, seus ataques em Antony, quem chamou um “carneiro”, rallied o Senate na oposição da empresa a Antony. Durante este tempo, a popularidade de Cicero como uma figura pública era unrivalled e de acordo com o historian Appian, “teve o poder que [a maioria] todo o líder popular poderia possivelmente ter”. Cicero multado pesadamente os supporters de Antony por cargas petty e teve os braços da forja dos voluntários para os supporters da república. De acordo com Appian, embora a história não fosse suportada por outra, esta política foi percebida por supporters de Antony insultar assim que se prepararam para marchar em Roma para prender Cicero. Cicero fujiu a cidade e a planta foi abandonada.


Cicero suportou Decimus Junius Brutus Albinus como o regulador de Cisalpine Gaul (Gallia Cisalpina) e incitado o Senate para nomear Antony um inimigo do estado. Um tribune, um determinado Salvius, atrasa estas continuações e era “reviled”, como Appian o pôs, por Cicero e por seu partido. O discurso de Lucius Piso, Sogro de Caesar, continuações atrasadas de encontro a Antony. Antony era mais tarde declarado inimigo do estado quando recusou levantar o siege de Mutina, que estava nas mãos de Decimus Brutus. Cicero descreveu sua posição em uma letra a Cassius, um de Caesar assassinos, esse mesmo setembro: “Eu sou pleased que você gosta de meu movimento no Senate e no discurso que acompanham o. Antony é um madman; corrupt e muito mais mau do que Caesar quem você declarou o mais mau de homens evil quando você o matou. Antony quer começar um bloodbath ".


A planta de Cicero para expulsar Antony falhou, entretanto. Após as batalhas sucessivas de Forum Gallorum e Mutina, Antony e Octavian reconciled e aliados com Lepidus para dar forma ao Em segundo Triumvirate. Imediatamente depois de legislating seu alliance na existência oficial para um termo de cinco anos com consular imperium, o Triumvirate começou proscrever seus inimigos e rivais do potencial. Cicero e seu irmão mais novo Quintus Tullius Cicero, anteriormente um de Caesar legati, e todos seus contatos e supporters foram numerados entre os inimigos do estado[citação necessitada] embora, reportedly, Octavian discutiu por dois dias de encontro a Cicero que está sendo adicionado à lista.


Entre proscrito, Cicero um do foi caçado o mais viciously e doggedly. Outras vítimas incluíram o tribune Salvius, que, após tom o partido do Antony, moveu sua sustentação diretamente e inteiramente para Cicero. Cicero foi visto com sympathy por um segmento grande do público e muitos povos recusaram relatar que o tinham visto. Foi travado eventualmente que deixa seu villa dentro Formiae em uma maca que vai ao seaside de onde esperou embark em um navio a Macedonia. Quando os assassinos chegaram seus próprios escravos disseram que não o tinham visto, mas estêve dado afastado por Philologus, um escravo livrado de seu irmão Quintus Cicero.


As últimas palavras de Cicero não foram ditas ter sido “lá são nada apropriada sobre o que você está fazendo, soldado, mas tentam matar-me corretamente”. Decapitated por seus pursuers sobre Dezembro 7, 43 BC em Formia. Suas cabeça e mãos foram indicadas no Rostra no Forum Romanum de acordo com a tradição de Marius e Sulla, ambos de quem tinha indicado as cabeças de seus inimigos no Forum. Era a única vítima dos proscriptions do Triumvirate a ser assim que ser indicados. De acordo com Cassius Dio (em uma história atribuiu frequentemente equivocadamente a Plutarch), esposa de Antony Fulvia fêz exame da cabeça de Cicero, retirou sua lingüeta, e jabbed a repetidamente com seu hairpin na vingança final de encontro ao poder de Cicero do discurso.


Filho de Cicero, Menor de Marcus Tullius Cicero, durante seu ano como um cônsul em 30 BC, avenged a morte do seu pai um tanto quando anunciou à derrota naval do Antony da marca do Senate em Actium em 31 BC por Octavian e seu comandante-chefe capaz Agrippa. Na mesma reunião o Senate votou para proibir todos os descendentes futuros de Antonius de usar o Marcus conhecido.


Mais tarde sobre, Octavian veio em cima de um de seus netos que lêem um livro por Cicero. O menino tentou escondê-lo, temendo a reação do seu avô. Octavian (chamado agora Augustus) fêz exame do livro dele, leu uma parte dele, e entregou então o volume para trás, dig: “Era um homem instruído, cara criança, um homem instruído que amasse seu país”.


Vida pessoal
Uniões


Cicero casado Terentia provavelmente na idade de 27, em 79 BC. A união, que era uma união da conveniência, era harmonious por uns 30 anos. Terentia era do fundo patrician e de um heiress rico, ambos os interesses importantes para o homem novo ambicioso que Cicero estava neste tempo. Uma de suas irmãs, ou um primo, tinha sido escolhido transformar-se a Virgin de Vestal - uma honra muito grande. Terentia era uma mulher forte-querida e (citing Plutarch) “fêz exame de mais interesse na carreira política do seu marido do que permitiu que recolhesse casos da casa”. Não compartilhou de interesses intelectuais nem de seu agnosticism de Cicero. Cicero laments a Terentia em uma letra escrita durante seu exile em Greece que “nem os deuses quem você adorou com tal devoção nem os homens a que eu servi sempre, mostraram ao sinal o mais ligeiro da gratitude para nós”. Era uma pessoa pious e provavelmente rather da para baixo-à-terra.


As letras em 40's do Cicero a Terentia tornaram-se mais curtas e mais frias. Queixou-se a seus amigos que Terentia betrayed o mas não se especificou em qual sentido. Talvez a união simplesmente não podia outlast a tensão do upheaval político na participação de Roma, de Cicero nela, e em vário outras disputas entre os dois. O divórcio parece ter ocorrido em 45. O divórcio permitiu Terentia de proteger suas finanças, porque lhe faria uma mulher iuris do sui, e assim também manteria mais dinheiro em Terentia esclarece um inheritance mais atrasado por suas duas crianças, Tullia Ciceronis e Menor de Marcus Tullius Cicero.


Em 46 atrasados BC Cicero casou uma menina nova, Publilia, que tinha sido his divisão. Pensa-se que Cicero necessitou seu dinheiro, particularmente depois que tendo que reembolsar o dowry de Terentia, que veio de uma família rica. Esta união não durou por muito tempo. Logo depois que a união teve a filha de Cicero ocorrido, Tullia, morrido. Publilia tinha sido jealous dela e era excesso assim unsympathetic sua morte que Cicero a divorciou. Diversos amigos de his, entre eles Caerellia, uma mulher que compartilharam do interesse de Cicero na filosofia, tentada emendá-lo a ruptura mas remanesceram adamant.


Tullia e Marcus


Sabe-se geralmente que Cicero prendeu o amor grande para sua filha Tullia, embora sua união a Terentia era uma da conveniência. Descreve-a em uma letra a seu irmão Quintus: “Como affectionate, como modesto, como inteligente! A imagem expressa de minha cara, meu discurso, minha alma very. “ Quando se tornou de repente doente fevereiro em 45 BC e se morreu em seguida seemingly ter recuperado de dar o nascimento a um filho em janeiro, Cicero stunned. “Eu perdi a uma coisa que me limita à vida” que escreveu a Atticus.


Atticus disse-lhe para vir para uma visita durante as primeiras semanas de seu bereavement, de modo que pudesse comfort o quando sua dor estava no seu mais grande. Na biblioteca grande de Atticus, Cicero leu tudo que os filósofos gregos tinham escrito sobre superar o grief, “mas meu sorrow derrota todo o consolation.” Caesar e Brutus emitido lhe letras do condolence. Fêz assim seus amigo e colega velhos, advogado Servius Sulpicius Rufus. Emitiu uma letra exquisite que a posteridade admirou muito, cheia da reflexão subtle, melancólica no transiency de todas as coisas.


Após um quando, retirou-se de toda a companhia para terminar o solitude em seu villa dentro recentemente adquirido Astura. Estava em um ponto só, mas não longe de Neapolis (moderno Nápoles). Por diversos meses andou apenas nas madeiras, gritando. “Eu mergulho na madeira selvagem densa cedo no dia e permaneço lá até a noite”, ele escrevi a Atticus. Mais tarde decidiu-se escrever um livro para himself em superar o grief. Este livro, Consolatio, foi apreciado altamente no antiquity (e fêz uma impressão immense sobre St. Augustine), mas é perdido infelizmente. Alguns fragmentos sobreviveram, entre eles o poignant: “Eu lutei sempre de encontro à fortuna, e bati-a. Mesmo no exile eu joguei o homem. Mas agora eu rendo, e jogo acima de minha mão. “ Planeou também erigir um temple pequeno à memória de Tullia, “sua filha incomparable.” Mas deixou cair esta planta após um ano, para razões desconhecidas.


Cicero esperou que seu filho Marcus tornar-se-ia um filósofo como ele, mas aquele era pensar wishful. Marcus ele mesmo desejou para uma carreira militar. Juntou o exército de Pompey em 49 BC e após a derrota de Pompey em Pharsalus 48 BC, pardoned perto Caesar. Cicero emitiu-o a Atenas ao estudo como um disciple do peripatetic o filósofo Kratippos em 48 BC, mas usou esta ausência do “do olho vigilant seu pai” “come, bebida e seja alegres.”


Depois que o assassinato do seu pai ele juntou o exército do Liberatores mas pardoned mais tarde perto Augustus. Augustus'conscience mau para ter posto Cicero sobre proscription lista durante Em segundo Triumvirate conduzido lhe à carreira do menor de Marcus do dae (dispositivo automático de entrada) consideravelmente. Tornou-se augur, e foi nomeado cônsul em 30 BC junto com Augustus, e apontado mais tarde proconsul de Syria e a província de Ásia.


Pensamento político e social


A visão de Cicero para a república não era simplesmente a manutenção do quo do status. Nem era um desejo direto revitalise que muitos, tais como Sallust, denomine o `degradação moral' do sistema republicano. Cicero envisioned uma Roma governada por um nobility selfless dos indivíduos bem sucedidos que determinam o fate da nação através do consenso no Senate. O país e o fundo equestrian de Cicero resultaram em um outlook mais largo, não estragado pelo self-interest à mesma extensão que os patricians de Roma.


Cicero aspired a um sistema republicano dominado por uma classe aristocratic governando dos homens, “quem se conduziu assim a respeito da vitória para sua política a aprovaçã0 de todos os homens bons.” Mais mais, procurou a ordinum do concordia, um alliance entre os senators e os equites. Esta harmonia do `entre as classes sociais,' que desenvolveu mais tarde em a bonorum do omnium do consenso para incluir tota Italia (todos os cidadãos de Italy), foresight de Cicero demonstrado como um statesman. Compreendeu que fundamental mude à organização e a distribuição de poder dentro da república estêve requerida para fixar seu futuro. Cicero acreditou que o `os mais melhores homens' instituiria as reformas em grande escala que eram contrárias a seus interesses como governar oligarchy. Cicero acreditou que somente “alguma sorte do estado livre” engender a estabilidade e a justiça.


Ligações com a classe equestrian, combinada com seu status como a homo do novus significado que Cicero estêve isolado dos optimates. Assim, não está surpreendendo que Cicero envisioned “um nobility selfless de indivíduos bem sucedidos” melhor que do sistema patrician-dominado. O fato remanesce que aqueles que se sentaram no Senate tinham apropriado lucros enormes explorando as províncias. Repetidamente, o oligarchy tinha provado ser short-sighted, reactionary e “operar-se com instituições restritas e outmoded que poderiam já não lidar com os territórios vastos que contêm populações multifarious que era Roma neste momento de sua história.” Os failings repetidos do oligarchy eram não somente devido aos patricians principais como Crassus e Hortensius, mas também ao influx de equites conservadores nos Rank do Senate.


A combinação do sistema governando Roman, usada presentemente pelo oligarchy maximize selfishly a exploração econômica, e a introdução do negócio ocuparam-se de equites, only resultado em um aumento de pilhar dos recursos dentro do império. O extortion em grande escala destabilized o sistema político mais mais, que estava continuamente sob a pressão por ambas as guerras extrangeiras e do populares. Além disso, este período da história Roman foi marcado pelo in-fighting constante entre os senators e o poder do excesso dos equites e o controle políticos das cortes. O problema levantou-se porque o Sulla enfranchised originalmente equites, mas estes privilégios foram removidos então logo depois que pisou para baixo do escritório. Cicero, como eques, suportado naturalmente suas reivindicações a participar no processo legal; além disso, o conflito constante era incompatível com sua visão de a ordinum do concordia. O conflito entre as duas classes não mostrou nenhum sinal da definição a curto prazo. A classe governando por sobre um século tinha mostrado que nada do serviço selfless do `' à república e com suas ações undermined somente sua estabilidade, contribuindo à criação de uma sociedade madura para a volta.


O estabelecimento do poder individual baseia dentro de Roma e no princípio guiando do Cicero undermined províncias de um estado livre, e assim da república Roman própria. Isto factionalised o Senate nos cliques, que se acoplaram constantemente para a vantagem política. Estes cliques eram optimates, conduzido por figuras como Cato, e em anos mais atrasados Pompey, e populares, conduzido por homens como Julius Caesar e Crassus. É importante anotar isso embora optimates eram geralmente os republicanos lá eram exemplos dos líderes do optimates com maneiras distintamente dictatorial. Caesar, Crassus e Pompey eram em uma vez a cabeça do Primeiro Triumvirate, que opôs diretamente ao modelo republicano porque não comply com o sistema de prender um consulship por um ano somente. A visão de Cicero para a república não podia suceder se populares manteve sua posição do poder. Cicero não envisage reforma difundida, mas um retorno “à idade dourada” da república. Apesar das tentativas de Cicero de cortejar sobre Pompey ao lado republicano, não fixou a sustentação genuína ou a paz de um ou outro Pompey para Roma.


Após a guerra civil, Cicero reconheceu que era quase certo que a extremidade da república. Indicou que “a república, o Senate, as cortes de lei é meras cifras e que não um de nós tem toda a posição constitutional em tudo.” A guerra civil tinha destruído a república. Wreaked a destruição e dizimou recursos durante todo o império Roman. A vitória de Julius Caesar tinha sido absoluta. O assassination de Caesar não restabeleceu a república, apesar de uns ataques mais adicionais liberdade de “por próprio henchman Caesar, marca Antony no Romans'.” Sua morte destacou somente a estabilidade da régua do homem do `um' pelo caos seguindo e promove as guerras civis que quebraram para fora com murderers de Caesar, Brutus e Cassius, e finalmente entre seus próprios supporters, Marque Antony e Octavian.


Cicero remanesceu o último amigo verdadeiro da “república” enquanto falou para fora para seus ideals e do libertas (liberdade) o Romans apreciou por séculos. A visão de Cicero teve algumas falhas fundamentais. Harked para trás a uma idade dourada do `' que pudesse nunca ter existido. Idéia de Cicero do ordinum do concordia era demasiado idealistic. Também, as instituições Roman tiveram não mantêm o ritmo com expansão enorme de Roma. A república tinha alcançado tal estado do disrepair que não obstante talents e paixão de Cicero, a república das “pessoas faltadas Roma leais [] à confiança com exércitos.” Cicero faltou o poder político, nem teve-o toda a habilidade ou recursos militares, para comandar o poder verdadeiro reforçar seu ideal. Reforçar valores e instituições republicanos era facto do ipso contrário aos valores republicanos. Também a alguma extensão não reconheceu as estruturas reais do poder que se operaram em Roma.[a citação necessitou]


Trabalhos


Cicero foi declarado “um pagan righteous” pela igreja Catholic adiantada, e conseqüentemente muitos de seus trabalhos foram julgados dignos da preservação. Saint Augustine e outro citado liberalmente de seus trabalhos “na república” e “nas leis,” e nela é devido a este que nós podemos recrear muito do trabalho dos fragmentos sobreviver. Cicero articulou também um conceptualisation adiantado, abstrato das direitas, baseado na lei e no costume antigos.


Livros


De livros de Cicero, seis no rhetoric sobreviveram, as well as partes de oito na filosofia.


Discursos


De seus discursos, o eighty-eight foi gravado, mas somente o fifty-eight sobrevive. Alguns dos artigos abaixo são mais de um discurso.


Discursos judiciais
(81 BC) Quinctio Pro (Em nome de Publius Quinctius)
(80 BC) Sexo Pro. Roscio Ameriae (Em nome de Sextus Roscius de América)
(77 BC) Q. Pro. Roscio Comoedo (Em nome de Quintus Roscius Gallus o ator)
(70 BC) Divinatio em Caecilium (Falado de encontro a Caecilius no inquérito a respeito do prosecution de Gaius Verres)
(70 BC) Em Verrem (De encontro Gaius Verres, ou O Verrines)
(71 BC) Tullio Pro (Em nome de Tullius)
(69 BC) Fonteio Pro (Em nome de Marcus Fonteius)
(69 BC) Caecina Pro (Em nome de Aulus Caecina)
(66 BC) Cluentio Pro (Em nome de Aulus Cluentius)
(63 BC) Rabirio Pro Perduellionis Reo (Em nome de Gaius Rabirius em uma carga de Treason)
(63 BC) Murena Pro (Em nome de Lucius Licinius Murena)
(62 BC) Sulla Pro (Em nome do Sulla de Publius Cornelius)
(62 BC) Archia Pro Poeta (Em nome do poeta Aulus Licinius Archias)
(59 BC) Flacco Pro (Em nome de Lucius Valerius Flaccus)
(56 BC) Sestio Pro (Em nome de Sestius)
(56 BC) Em Vatinium (De encontro Publius Vatinius na experimentação de Sestius)
(56 BC) Caelio Pro (Em nome de Marcus Caelius Rufus): Tradução inglesa
(56 BC) Balbo Pro (Em nome de Cornelius Balbus)
(54 BC) Plancio Pro (Em nome de Plancius)
(54 BC) Rabirio Pro Postumo (Em nome de Gaius Rabirius Postumus)
Diversos de discursos de Cicero são imprimidos, na tradução inglesa, no Clássicos do pinguim edição Experimentações do assassinato. Estes discursos são incluídos:


Na defesa de Sextus Roscius de América (Esta é a base para Steven Saylor'novela de s Sangue Roman.)
Na defesa de Aulus Cluentius Habitus
Na defesa de Gaius Rabirius "
Nota nos discursos na defesa de Caelius e de Milo
Na defesa do rei Deiotarus
Discursos políticos
Carreira adiantada (antes do exile)
(66 BC) Lege Pro Manilia ou De Imperio Cn. Pompei (no favor da lei de Manilian no comando de Pompey)
(63 BC) De Lege Agraria contra Rullum (Opôr-se Lei Agrarian proposto perto Rullus)
(63 BC) Em Catilinam I-IV (Orations de Catiline ou De encontro Catiline) Cópia do arquivo no Arquivo do Internet
(59 BC) Flacco Pro (Na defesa de Flaccus)
Carreira Mid (após o exile)
(57 BC) Borne Reditum em Quirites (Aos cidadãos após sua recordação do exile)
(57 BC) Borne Reditum em Senatu (Ao Senate após sua recordação do exile)
(57 BC) De Domo Sua (Em sua casa)
(57 BC) De Haruspicum Responsis (Nas respostas do Haruspices)
(56 BC) De Provinciis Consularibus (Nas províncias Consular)
(55 BC) Em Pisonem (De encontro Piso)
Carreira atrasada
(52 BC) Milone Pro (Em nome de Milo de Titus Annius)
(46 BC) Marcello Pro (Em nome de Marcellus)
(46 BC) Ligario Pro (Em nome de Ligarius antes de Caesar)
(46 BC) Rege Pro Deiotaro (Em nome do rei Deiotarus antes de Caesar)
(44 BC) Philippicae (consistindo nos 14 philippics, Philippica I-XIV, de encontro Marcus Antonius)[1]
( Marcello Pro, Ligario Pro, e Rege Pro Deiotaro são sabidos coletivamente como “os discursos Caesarian”).


Filosofia


Rhetoric
(84 BC) De Inventione (Sobre a composição dos argumentos)
(55 BC) De Oratore (Sobre o oratory)
(54 BC) De Partitionibus Oratoriae (Sobre as subdivisões do oratory)
(52 BC) De Optimo Genere Oratorum (Sobre o mais melhor tipo dos Orators)
(46 BC) Paradoxa Stoicorum (Paradoxes de Stoic)
(46 BC) Brutus (Para Brutus, uma história curta do oratory Roman dedicou a Marcus Junius Brutus)
(46 BC) Anúncio M. do Orator. Brutum (Sobre o Orator, dedicado também a Brutus)
(45 BC) De Fato (No Fate)
(44 BC) Topica (Tópicos do argumentation)
(?? BC) Anúncio Herennium de Rhetorica (atribuído tradicional a Cicero, mas disputado atualmente)
Outros trabalhos filosóficos
(51 BC) De Re Publica (Na república)
(45 BC) Hortensius (Hortensius)
(45 BC) Lucullus ou Academica Priora (O Academics prévio)
(45 BC) Academica Posteriora (O Academics mais atrasado)
(45 BC) Consolatio (Consolation) Como consolar-se oneself na morte de a amou a pessoa
(45 BC) De Finibus Bonorum et Malorum (Sobre os fins dos bens e dos Evils) - um livro em éticas.[2] Fonte de Ipsum de Lorem
(45 BC) Tusculanae Quaestiones (Perguntas debatidas em Tusculum)
(45 BC) De Natura Deorum (Na natureza dos deuses)
(45 BC) De Divinatione (No Divination)
(44 BC) Cato Maior de Senectute (Cato a pessoa idosa No Old Age)
(44 BC) Laelius de Amicitia (Laelius No Friendship)
(44 BC) De Officiis (Em deveres)
(?? BC) De Legibus (Nas leis)
(?? BC) De Consulatu Suo (Em his ((Cicero)) consulship - o poema epic, somente peças sobrevive)
(?? BC) Suis de De temporibus (Suas vida e épocas- o poema epic, somente peças sobrevive)
(?? BC) Commentariolum Petitionis (Manual do Candidacy)[3] (atribuído a Cicero, mas escrito provavelmente por seu irmão Quintus)


Letras


Mais de 800 letras por Cicero a outro existem, e sobre 100 letras de outras a ele.


(68 BC-43 BC) Anúncio Atticum de Epistulae (Letras a Atticus)
(59 BC-54 BC) Anúncio Quintum Fratrem de Epistulae (Letras a seu irmão Quintus)
(43 BC) Anúncio Brutum de Epistulae (Letras a Brutus)
(43 BC) Anúncio Familiares de Epistulae (Letras a seus amigos)


Na cultura popular


Aparências no fiction moderno, alistado em ordem da publicação
Julius Caesar, perto William Shakespeare
Titus Andronicus, perto William Shakespeare
Ides de março, (1948) novela epistolary por Thornton mais selvagem
Uma coluna do ferro, a (1965) biografia fictionalized, perto Alfaiate Caldwell
Mestres de Roma série, perto Colleen McCullough; Cicero aparece primeiramente como um menino novo precocious dentro A coroa da grama
Roma Rosa secundário séries, (1991-2005), perto Steven Saylor
Mordomo de Robert Olen imagina últimos pensamentos de Cicero como um monologue curto dentro Separação (2006)
Imperium, a (2006) novela, perto Robert Harris; Imperium é o primeiro de uma trilogia na vida de Cicero, com o segundo livro Conspiracy para ser publicado em 2008 atrasado.


Aparências na película e na televisão


Imperium: Augustus, uma película Britânico-Italiana (2003), mostrado também como Augustus o primeiro Emperor em alguns países, onde Cicero (jogado perto Gottfried John) aparece em diversos vignettes.
No miniseries 2005 do ABC Império, Cicero (jogado perto Michael Byrne) aparece como um supporter de Octavius. Este portrayal deviates agudamente da história, porque Cicero sobrevive a guerra civil para testemunhar Octavius supõe o título dos princeps.
HBO/BBC2 Série da tevê Roma características Marcus Tullius Cicero proeminente e é jogado perto David Bamber. O portrayal adere amplamente ao registro histórico, refletindo o indecision político de Cicero e o switching continuado dos allegiances entre os vários factions em Roma guerra civil. Um disparity ocorre em seu assassination, que ocorre em um pomar melhor que na estrada ao mar. A série da tevê descreve também o assassination de Cicero nas mãos do Titus fictionalized Pullo, embora o histórico Titus Pullo não era o assassino real de Cicero.


Fonte: http://www.worldlingo.com